Você sabia que as principais causas de problemas nas edificações se devem à ausência de projetos hidrossanitários, falhas na elaboração e/ou erros na execução desses sistemas? Então apresentamos aqui os principais problema 1) Uso fraco de aparelhos sanitários: devido à pressão e vazão de água insuficientes, muitas vezes os aparelhos sanitários (chuveiros, pias, vasos sanitários […]

3D e BIM: entenda as diferenças
Todos já tem em mente, já viu ou ouviu falar em projetos de modelagem 3D, certo?! Mas você sabe o que é BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção)? O conceito que já é realidade de mercado, faz parte da vida de quase todo profissional envolvido na construção civil, mesmo que em diferentes proporções. Porém, muitas pessoas já ouviram falar do BIM, julgam BIM importante, conversam sobre BIM, mas não sabem efetivamente o que é ou confundem BIM com outras coisas.
Início da Modelagem 3D
Os primeiros sistemas CAD serviram como meras substituições de pranchetas, que trabalhavam para criar desenhos técnicos em primitivas estruturas de arame 2D. A produtividade do design aumentou, o software e o hardware CAD tornaram-se mais baratos e com isso, cresceram em funcionalidade e facilidade de uso. Os recursos de arame 3D foram desenvolvidos, e a modelagem sólida melhorou ainda mais as capacidades 3D dos sistemas CAD. Atualmente a modelagem 3D tornou-se uma norma, e pode ser encontrada até mesmo em aplicativos para o público em geral.
Modelagem 3D
Uma das maiores vantagens de utilizar softwares de modelagem 3D é a possibilidade de visualizar toda a obra em várias escalas e realizar tours virtuais por dentro da estrutura. Entretanto, faltava à modelagem 3D um algo a mais, pois quando falamos em softwares para a criação de projetos tridimensionais, existe apenas um modelo de construção, sem mais nenhum tipo de informação que possa auxiliar o engenheiro ou o restante da equipe de obras no projeto.
BIM
Da falta de informações relevantes em sistemas 3D, engenheiros e demais profissionais sentiram a necessidade de softwares que armazenassem dados extras sobre a construção. Surge o BIM (Building Information Modeling), ou seja, não apenas um modelo que representasse o objetivo final em termos visuais, mas que também contasse com uma série de informações que auxiliassem na gestão de todo o projeto de construção.
Embora a representação tridimensional seja importante, é a capacidade de gerar objetos paramétricos que caracteriza uma ferramenta como BIM.
De forma bem resumida, o que é BIM?
O termo pode ser definido como “Representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação, que contém todas as informações do ciclo de vida da construção, disponíveis em projeto.”
O BIM também permite uma colaboração interdisciplinar entre todos os envolvidos na obra, sendo que cada um pode colaborar para o projeto inserindo informações acerca de sua área de atuação dentro do projeto. Dessa forma, o BIM condiz diretamente com o modelo real de construção.
Com isso, é possível acompanhar o cumprimento de prazos e outras métricas por meio da evolução do modelo.
Além da possibilidade da inserção de diferentes informações, aqui vão outras vantagens que podemos citar:
- Melhor controle do projeto;
- Acompanhamento de prazos;
- Determinação de materiais, orçamentos a serem utilizados, entre outros.
Para finalizar, vale destacar outro ponto importante das plataformas BIM: a realidade aumentada. Essa função permite visualizar o projeto no local em que ele será construído antes mesmo de terminá-lo e interagir com ele. Pode ser aplicada, por exemplo, em dois importantes momentos: na elaboração do projeto, para melhor visualizá-lo e otimizar ainda mais aspectos como dimensão e compatibilidade; e no momento de apresentar o projeto do empreendimento para investidores e clientes, sendo um bom recurso de marketing.